AS MANIFESTAÇÕESDAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS ENQUANTO PROCESSO FORMADOR DE UMA PEDAGOGIA PLURAL
Resumo
O objetivo do presente texto é resgatar um pouco das principais contribuições que cada tendência pedagógica propiciou para a formação da pedagogia vigente na contemporaneidade. Para a construção desse trabalho, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, onde foram revisados diversos autores da educação, de políticas públicas, da sociologia e da filosofia atrelados a temática abordada. Quanto às contribuições levantadas nessa pesquisa essas se assentam na importância de pensar uma pedagogia com unidade, em constante processo de construção e reconstrução, e ao mesmo tempo plural. Com isso pode-se entender que apesar das divergências teóricas metodológicas e de matizes ideológicas que subsidiaram cada paradigma pedagógico, todos eles contribuíram positivamente para uma melhor compreensão do mundo. Por fim, pode-se perceber que não se adota aqui um discurso que invalida, essa ou, aquela tendência pedagógica, mas a defesa de uma pedagogia crítica, referenciada nas características de uma dada sociedade e em um dado momento histórico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.