A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO ENQUANTO PROPÓSITO E DESAFIO DO COTIDIANO DOCENTE: UMA BREVE REFLEXÃO PRÁTICO-TEÓRICA
Resumo
As recentes discussões envolvendo a alfabetização e letramento são questões que tem servido para refletir as possibilidades de uma aprendizagem significativa dos sujeitos, aonde implicações voltadas para a dignidade social e politização se colocam enquanto finalidades desse processo. O entendimento dicotômico e ao mesmo tempo complementar que envolve a alfabetização/letramento tem se colocado enquanto uma proposta de perceber essa relação de forma totalitária, sinérgica e dialética, pois inserem tanto os esforços alinhados com a aquisição instrumental da escrita (alfabetização) como também as vinculações sócio-históricas enquanto sistema simbólico (letramento). É por isso que se fala na necessidade de alfabetizar e letrar concomitantemente, pois o desenvolvimento cognitivo da criança acaba prejudicado e se tornar ineficaz sem o devido alinhamento desses dois processos, uma vez que sem saber decodificar os textos, o aluno não consegue lê-los e sem saber os seus sentidos e usos, tem-se uma leitura esvaziada, por não garantir um efetivo entendimento cultural, social, histórica, científica, intencional da escrita/leitura. Dessa feita, a proposta dialogada ao longo desse ensaio propõe tanto uma reflexão da alfabetização e letramento como a sua utilidade enquanto ferramenta de emancipação social dos sujeitos, uma abordagem que aponta não apenas o letramento pedagógico-escolar, mas também a diversas leituras que se podem fazer do mundo, um desafio que permita aos sujeitos serem ator e autor de sua própria história, afinal como assevera Guenther (2002) é sendo diferentes que nos tornamos iguais na condição humana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.